terça-feira, 9 de julho de 2013

Papinha

     Existem marcos na vida dos pais e dos bebês referentes à alimentação. A primeira mamada, a primeira papinha,... Tanto a Sociedade Brasileira de Pediatria quanto a Organização Mundial de Saúde (OMS) preconizam que o aleitamento materno deve ser exclusivo até os 6 meses e complementar até os 2 anos. Por exclusivo, digo e-x-c-l-u-s-i-v-o!! Isto é, sem água, sucos ou chás. Está comprovado que até os 6 meses os bebês necessitam apenas a água presente no leite e que outros alimentos não só não nutrem como trazem prejuízos à amamentação. Mas a partir dos 6 meses muita coisa muda e é então que os pais podem ter o gostinho de ver seus filhos fazendo careta com a primeira frutinha e papinha.
     A primeira papa salgada deve ser oferecida do 6º ao 7º mês no "almoço", entre as 11 e 12 horas. São ingredientes: carne (moída, desfiada) ou frango, legumes, carboidratos (arroz, macarrão, feijão) e verdura (de preferência folha verde pois são mais ricas em vitaminas, cálcio e ferro). Para o preparo pode-se refogar um pouco de cebola e alho com um fiozinho de azeite. Lembre-se que o paladar do bebê não está adaptado a muitos temperos e nem sal, portanto, coloque pouco sal e condimentos. Os alimentos podem ser preparados juntos na forma de sopa ou separados. Na hora de oferecer, eles podem ser picadinhos e amassados no garfo ou passados na peneira, mas nunca batidos no liquidificador. Com o passar do tempo e maior maturidade do seu filho, ofereça pedacinhos progressivamente maiores. A partir do 7º mês, seu filho tem direito a almoçar e jantar.
     Em relação à carne, evite a introdução precoce do peixe. Apesar do peixe ser rico em ômega-3 e ter um grande valor nutricional (reduz risco de doenças cardiovasculares e é importante no desenvolvimento do sistema nervoso central e da retina), seu potencial alergênico é elevado. Portanto, recomenda-se a sua introdução a partir do 10º ao 12º mês de vida (principalmente para bebês com risco alérgico).

ARMAZENAMENTO

     As papinhas podem ser guardadas na geladeira por no máximo 2 dias e no freezer por 30 dias (em sua grande maioria). O armazenamento deve ser feito em potes de plástico ou de vidro lavados com sabão neutro e água quente. Para o armazenamento espere esfriar naturalmente ou por branqueamento (resfriamento por "banho maria" com gelo). Cole sempre um adesivo no potinho com a data do preparo e os ingredientes.
     Para oferecer uma papa previamente congelada, coloque-a na geladeira no dia anterior. Descongelar e congelar novamente não pode, tá!!


DICA

     Para situações especiais ou na falta de tempo, algumas empresas preparam papinhas com ingredientes naturais e frescos que são solicitados por telefone, email e/ou formulário online e entregam em casa. O Empório da papinha atende São Paulo e o cardápido pode ser consultado pelo site. A Papa-rica atende as regiões com DDD 19. Vale a pena conferir.


DESCONTRAINDO

     Aqui vai uma receita saborosa e nutritiva de papa salgada.

Papa de feijão preto, couve e beterraba

Ingredientes:
2 colheres de sopa de carne moída
1 mandioquinha pequena
1/2 beterraba pequena
1 folha de couve crua
2 colheres de sopa de feijão preto cozido com caldo
2 colheres de sopa de arroz cozido
1 colher de chá de azeite
1 colher de chá de cebola

Preparo:
Refogue os temperos e a carne moída. Acrescente cubos de beterraba e mandioquinha. Regue com uma xícara de água e deixe cozinha em fogo baixo até ficar bem macio. Quando o feijão estiver quase no ponto, ponha a couve para cozinha ali por 5 minutos. No prato, coloque o arroz bem cozido, por cima acrescente o feijão. Ao lado, ponha os demais alimentos. Amasse com um garfo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário