segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Anemia ferropriva

     A anemia é o reflexo da diminuição de uma substância no interior dos glóbulos vermelhos do sangue, a hemoglobina. Essa substância é responsável por diversas ações no organismo, entre eles o transporte do oxigênio inspirado para os tecidos e órgãos. A anemia pode ter diversas causas, sendo uma delas a por deficiência de ferro (ferropriva).
     A anemia ferropriva é a principal carência nutricional no Brasil e chega a atingir mais de 50% das crianças menores de 2 anos. Por esse motivo foi firmado pelo Ministério da Saúde em 1999 uma parceria com a sociedade civil e científica o "Compromisso Social pela Redução da Anemia Ferropriva no Brasil", onde algumas medidas foram adotadas:
  • fortificação obrigatória da farinha de milho e trigo com ferro e ácido fólico,
  • suplementação medicamentosa universal de ferro para os grupos vulneráveis,
  • orientação nutricional e alimentar direcionada para alimentação saudável.
     Outras medidas são de extrema importância para a prevenção da anemia ferropriva como:
  • aleitamento materno exclusivo até os 6 meses e complementar até os 2 anos,
  • leite de vaca integral contra-indicado para crianças menores de 1 ano,
  • leite de vaca integral indicado para crianças maiores de 1 ano com consumo máximo de 700ml por dia,
  • utilização da carne na alimentação complementar desde o início por ser excelente fonte de ferro de elevada biodisponibilidade.

     E qual a importância do ferro? O ferro é um micro-mineral essencial para o desenvolvimento da criança. Ele participa de vários processos metabólicos em nosso organismo e, consequentemente, a sua deficiência leva a diversas manifestações, podendo causar, em última instância, o desenvolvimento da anemia ferropriva. Nas crianças pequenas (lactentes) pode causar comprometimento do desenvolvimento cognitivo, do padrão do sono, da memória e do comportamento, repercutindo a longo prazo com menor desempenho escolar e distúrbios da aprendizagem. São sintomas: palidez, dor de cabeça, tontura, desânimo, cansaço fácil, sopro cardíaco, palpitações, falta de ar, perda de apetite, tristeza, falta de sono e de concentração, perverções alimentares (comer gelo, terra, sabão), entre outros. Mas lembre-se, nenhum desses sintomas é específico da anemia, ou seja, se seu filho estiver mais tristinho e desanimado a anemia não é a única resposta para os sintomas dele!!



Dicas
1. Alguns alimentos são facilitadores da absorção do ferro e devem ser ingeridos junto às refeições de sal como carne, frutas cítricas (laranja, limão, abacaxi, morango, tangerina, acerola, maracujá, goiaba) e ovos.

2. Alguns alimentos, por sua vez, são dificultadores da absorção do ferro e deve-se evitar o seu consumo junto às refeições de sal assim como chá, leite, excesso de cereais e fibras.

3. Aqui vão alguns alimentos que são ricos em ferro: carne vermelha, caldo de carne caseiro, peixe, gema de ovo, feijão, lentilha, ervilha, beterraba, folhas verdes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário